Um quarto e último cheirinho do meu romance "Caminhos Trilhados":



Uma das personagens: Maria


Conheci Maria João ainda uma jovem de dezanove anos, de uma beleza interior espantosa, olhos de uma enorme sagacidade. O futuro vivia-o no limite do seu arrojado pensamento, sempre fervilhando de inquietação, multiplicando-se em afazeres, virados à arte da expressão por um ideal estético, uma actividade criadora destinada à obtenção de resultados práticos na vida das pessoas.
Veio de uma Escola do Ensino Profissional onde manejou com mestria todas as artes plásticas. Entra nas Belas Artes, no Porto. Desde o início dedica-se ao projecto, à criação de objectos que façam falta ao dia a dia das pessoas, que transmitam as tais mensagens estéticas.
Uma artista de corpo inteiro.
Um pouco louca, como todos.
O local predilecto era o seu quarto, seu atelier privado, onde estudava, explorava conceitos, sonhava. Ninguém a via na noite, num jantar de amigos ou mesmo numa tertúlia de arte. Mas se lhe falavam numa actividade de criação artística na área do teatro, em projectos para o espaço público ou numa colaboração em Museus, corria em seu alcance e via-mo-la concentrar aí todas as suas forças.
O restante tempo era vivido na FBAUP, Faculdade das Belas Artes.
Ainda frequentava o 3º ano quando foi convidada para fazer uma experiência em cenografia, no Teatro Experimental. Além de ter achado o convite encantador, tem desses projectos a noção de fragilidade tanto do acto teatral como da actividade dos cenógrafos. Dizia ser preciso promover a dignidade do oficio, de eventos de formação dirigidos pelos melhores profissionais, reflexão sobre o espaço no teatro.
Como desafios são sempre com ela, aceitou o repto.
Atirou-se a um solitário e árduo trabalho de criação, dando vida a um espaço onde decorreriam actos de vida, vivência de pessoas e factos que precisavam de visão arrojada, nascida de um compromisso entre o autor da peça e o cenógrafo, criando-se a atmosfera propicia ao desenrolar do drama.
Aos 22 anos alcança um enorme êxito e notoriedade no seu meio.

Comentários

Postagens mais visitadas