Resistir, por vezes, é olhar o passado (3º ciclo)


Senão vejam:
A origem da crise financeira actual está na criação dos Fundos de Investimento. Os grandes bancos americanos criaram-nos para que o dólar socorre-se a dívida pública a curto prazo dos países emergentes. Fundos esses que geravam altíssimos lucros. Os bónus argentinos ou brasileiros chegaram a render 45% de lucro anual.
Como?
Os governos argentino, brasileiro e mexicano promoviam reformas, estas originavam fuga de capitais para o exterior, a fazenda pública ficava descapitalizada e, por conseguinte, os governos endividavam-se grandemente a curto prazo.
É o que está, em parte, a acontecer com Portugal, com este esquema de intervenção da Troika. A economia que paga impostos estagnou e afunda-se. Criou-se desemprego. Enquanto a economia paralela cresce, ou seja, a actividade subterrânea que não paga impostos, os bancos descapitalizaram-se com saídas massivas de dinheiros para outras paragens.
Isto explica, como até há pouco tempo, esses capitais desaparecidos entravam em fundos de investimento para obter altos rendimentos, enquanto, a partir do interior, os governos aumentavam a sua dívida externa. Era a reciclagem do seu próprio capital evadido, de volta a esses países através de enclaves em offshore. O esquema repetiu-se com a Rússia de Yeltsin na qual os investidores estrangeiros costumavam ser russos, com uma conta offshore operando a partir de Chipre, da Suíça ou do Liechtenstein, associado a uma empresa americana para camuflar a jogada.
A partir de meados dos anos 90, deu-se a falsa sensação que se tinha descoberto o mecanismo para impedir as dificuldades financeiras dos Estados e isso animou os investidores.
Nascia a ganancia.
Então o ciclo fechava-se, naturalmente. O Mercado aceitava considerar menor o risco de investimento nesses países para captar capitais exteriores.
Exemplo: o governo argentino emitiu grandes quantidades de bónus em dólares para financiar os seus deficits, situados nos 10%. Os poderosos dedicados à evasão dos capitais argentinos e que tinham adquirido os bónus a preços de saldo há poucos anos venderam-nos a 4 ou 5 vezes o seu antigo valor, agora que eram considerados seguros.
Agora a ganancia dava origem à multiplicação do Dinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas