Obras na Curia

Meus Amigos, inicio hoje uma parceria com o Jornal da Bairrada em que me proponho criticar, para o bem e para o mal, as obras e outras decisões dos Municípios que nos dizem qualquer coisa e acrescentam valor à nossa vida diária.

Começo por um assunto que se tem mantido entalado na minha garganta há muito e que diz respeito, genericamente, a todo o País – as Rotundas.

Elas nascem como cogumelos em todas as vias de circulação por esse País fora.

Será que HOJE os problemas de circulação só se resolvem com esses mamarrachos?

Não haverá outras formas de mostrar serviço de obra, que os Srs. Presidentes das Câmaras Municipais tanto gostam, sem essas vias redondas?

Fui confrontado, há dias com a notícia da existência de um contrato de requalificação da Curia.

Conhecem a Curia, de certo!

Aquela Estância Balnear abandonada por todos desde há muitos anos.

Pois na Curia vai nascer obra!

Só que ninguém sabe o que se vai fazer.

A Câmara decidiu e pronto.

Sinceramente, julgava que governar em democracia era dar a voz aos cidadãos, pelo menos, nas situações que interferem na vida quotidiana da população residente. E quando se trata de uma estância de veraneio...

Pois vão ser gastos 2 milhões de euros e nós nada sabemos sobre o que vai acontecer. Só os privilegiados!

Ora é altura de o sermos todos, digo eu.

Soube através do Facebook do que vai ser alterado – o Facebook é agora o veiculo da comunicação em Portugal? Até o Presidente da Republica o utiliza para fazer chegar aos cidadãos as suas preocupações! Talvez o Sr. Presidente da Câmara de Anadia queira abrir um dossier nesta importante página social para informar o que vai fazer na Curia e noutros lugares do Concelho.

Esperem, é bom dizer que a informação veiculada pela sessões publicas da Assembleia Municipal, onde têm assento os vereadores dos diversos partidos, não servem para esclarecer os incultos cidadãos como eu pois, perante uma qualquer duvida existente no nosso espírito sobre um também qualquer assunto de interesse que nós, tristes mortais, não entendamos, se nos deslocarmos à dita Assembleia para fazer essa pergunta, arranjam-nos uma trapalhada tal para chegarmos a expor a tal duvida que eu, pelo menos ao tempo, desisti.

Assim, tenho de me limitar a saber pelo Facebook as noticias sobre o meu concelho e é preciso que alguém da oposição faça essa inserção.

Mas continuando. A obra vai ser muita, remodelação de infra-estruturas, de mobiliário urbano, sinalização, pavimentação rodoviária e pedonal, ciclovia, rotundas, parqueamento, iluminação, etc.

Será que não esqueceram alguma coisa? Talvez a requalificação do Parque de Campismo. Seria uma óptima noticia para o turismo da Curia, dando lugar a quem não tem dinheiro para utilizar os Hotéis, ou talvez estejam a proteger a industria Hoteleira instalada...

Mas, na minha opinião, estão a deixar de fora gente boa que poderia dar mais vida ao local, mais turismo e, já agora, requalificavam um espaço há muito entregue às silvas e ao lixo.

Ah, já me esquecia, vai haver um Parque Infantil, só que talvez o local onde vai ser erguido, junto ao caminho de ferro, não seja o óptimo.

Mas quem deseja o óptimo? Eu até só desejava que a população, a quem isto tudo interessa, fosse ouvida.

Santo Deus, será tão difícil dialogar?

E agora sobre as rotundas!

Sei que vão ser feitas pelo menos duas, uma junto ao Café S. João e outra na cortada para o Grande Hotel. Tão próximas e tão grandes que vão tirar toda a estética ao local, disformar os serviços circundantes e complicar o transito de peões.

E vai haver sentido único de transito naquele local. Com isso, até talvez concorde, mas espreito aqui uma dúvida existencial e que tenho de partilhar com os leitores, será que o facto do Professor Litério Marques ser sócio-gerente da Curimanos não deveria ser posto em causa aquilo a que chamamos “conflito de interesses” quando o tal sentido único tem via obrigatória pela frente do referido empreendimento, que se encontra vazio, ao que é dado observar?

Gostaria de sorrir pelo facto de estar para breve esta obra que a Curia tanto precisa, mas o desconhecido sempre me fez “cocegas” e gostaria de ver o assunto tratado de outro modo.

Mas como disse a noticia no Facebook a que tive acesso, pelo menos devemos sorrir ao passar pelas câmaras de vigilância que vão ser instaladas e pelas quais vamos todos ser filmados.

Até à próxima! Uma boa quinzena!

Comentários

Postagens mais visitadas