Resistir, por vezes, é olhar o passado (9º ciclo)


Muitos especialistas acreditam que este tipo de listagem não tem nenhum sentido, pois há milhares de contas bancárias secretas operadas através de paraísos fiscais e os esforços renovados de regulamentação parecem destinados ao fracasso. "Naturalmente, aplaudo o regresso da lista, mas, ainda sou pessimista", disse o especialista francês Jean Merckaert. A luta tem um atraso de 15 anos, pelo menos, assegurou. "Após mais de 10 anos durante os quais houve muito debate sobre a luta contra a evasão, devemos admitir que nada mudou", ressaltou Merckaert.
A suposta cooperação financeira internacional na matéria é meramente retórica, prosseguiu o especialista francês, afirmando que "para um paraíso fiscal deixar de constar da lista do Grupo de Acção Financeira é suficiente assinar um acordo de cooperação".
Países da União Europeia, como a Alemanha, lançaram campanhas contra os cidadãos que cometem evasão fiscal através de contas secretas noutros países do bloco.
Na reunião do Grupo de Acção Financeira o príncipe Albert, do Mónaco, negou que o seu país seja um paraíso fiscal. "O Mónaco continua a ser um buraco negro da globalização financeira", disse o juiz francês Renaud Van Ruymbeke, que fez numerosas investigações sobre crimes do colarinho branco, entrevistado pelo jornal Le Monde, de Paris. "Surpreende-me que os nossos líderes políticos acabem de descobrir agora os centros financeiros offshore", ironizou o magistrado. "Com muitos colegas, denunciámo-los em 1996 ao lançar o Chamado de Genebra, no qual alertávamos que os paraísos fiscais também são paraísos para os criminosos", explicou.
Mas a OCDE quer ampliar a lista negra de paraísos fiscais.
Pretendem-se sanções contra bancos com filiais nesses países. Há entre 50 e 70 deles espalhados pelo mundo, estima a ONG Transparência Internacional. Segundo a organização anti corrupção, lugares como Mónaco e Liechtenstein mantém o sigilo bancário num nível tão alto que qualquer cooperação com autoridades fiscais é negada.

Comentários

Postagens mais visitadas